Análise do The Sims 3 - por Matheus Serafim

Bom, tive praticamente um mês para poder jogar, criar e explorar cada centímetro do jogo e então, resolvi fazer uma pequena analise que vocês podem conferir abaixo. Eu resumi ela o máximo possível para que você não fique entediado ao lê-la.

Prós:

Os gráficos do jogo tiveram uma melhora bastante grande em relação a sua versão anterior, assim também como sua trilha sonora e sua jogabilidade mais divertida. Porém, ainda seguem o mesmo padrão da série, proporcionando assim, uma sensação de "eu já vi isso antes...".

Contras:

Em muitos lugares da cidade não se pode ver o interior, e muita das vezes, os lugares onde você visita estão meio desertos, como por exemplo a praia, o cimitério e até... a rua onde você mora. Sem contar que os carregamentos agoram acontecem com menos frequencia, porém, isso não é tão bom quanto se imaginava.

"Depois de 3 versões, o jogo ainda precisa de muitas melhoras..."

No dia 2 de Junho, os fãs do The Sims receberam em suas casas a terceira versão do jogo, que foi aguardada por muito, muito tempo e que até chegou a ser adiada. Porém, depois de 3 versões, o jogo ainda precisa de muitas melhoras... E algumas, chegamos até a pensar que viriam com esta versão.

Novo CAS

Assim que você entra no jogo, a primeira que coisa que vai querer fazer e construir uma família certo? Pois então, construi-la nunca foi tão complexo. Você pode colcoar pintas, sarnas, mudar o tamanho da cabeça e muito, muito mais! Só não dá para alterar o tamanho do sim.

Uma coisa que chamou atenção é pouca variedade de cabelos para mulheres e homens. As roupas dessa vez não fazem tanta falta, porque a ferramenta Criar/Mudar-um-Estilo acaba fazendo os jogadores ignorarem essa pouca variedade.

Os traços de personalidade vão definir por completo o seu sim. Até as opções que ele vai ter vai depender dos seus traços de personalidade. Por exemplo: Se o seu sim for um Mago da Informática ele tem opções como Fazer Overclock no computador e sem contar que ele se diverte muito mais batendo papo pelo computador do que em uma conversa real. Finalmente os signos e as aspirações sumiram do jogo.


Nova Capacidade de Personalização

Uma das coisas que incomodava muito os jogadores do The Sims era que dificilmente conseguiam fazer uma casa com cores e objetos combinando. daí, surgiram os famosos "Recolors" que nós baixavamos pela internet e que intupiam o jogo de novas opções de cores. Finalmente, os "ratos de computador" da EA criaram uma nova ferramenta que mudaria totalmente este tal probleminha das versões anteriores do The Sims 3: Crie-um-Estilo.

Ao estar criando um sim, ou construindo/mobiliando a casa do seu sim, você clica na ferramenta Crie-um-Estilo e o jogo abre uma infinidade de opções de personalização de cores. Você escolhe o tipo da textura, mexe nas cores modificando a posição da bolinha da palheta de cores e até pode "puxar" com o mouse a textura para outro objeto! Simples e fácil de mexer assim!


Porém, criar texturas fora do jogo era algo que deveria estar disponivel no jogo... Mas, não tem, e para criar uma textura você deve seguir um tutorial enorme, super dificil e complicado.


Nova Trilha Sonora no Jogo


As músicas do The Sims 2, aqui em casa, eram chamadas de barulho. Até que quando eu fui jogar o The Sims 3 e tocou a música de abertura a reação dos meus familiares já foi outra, totalmente diferente. Agora, quando eu quero, posso colocar o jogo no ultimo volume que ninguém grita: "Desliga esse barulho, por favor?!".

Em qualquer canto que você vá, o jogo executa uma canção... Qunado vai editar a cidade, construir/mobiliar a casa do seu sim, ou então quando vai dar uma olhada no mapa da vizinhança. A trilha sonora do The Sims 3 está ótima! Nota 10!

Explorar a vizinhança... De um modo limitado, bas
tan-
te limitado!

"Explore a vizinhança livremente"!? Foi isso que a EA disse quando publicou o jogo? Então ela criou falsas esperanças. Não se pode ver o interior da maioria dos lotes comunitários. A livraria, o super mercado, o Bistro... QUASE TODOS! Nem se quer no trabalho e no hospital você pode ver o interior! Isso é algo totalmente matador!

Todos, exatamente todos os que jogaram o jogo e viram que não se pode ver o interior ficaram arrasados, ainda tendo esperança que fosse apenas um erro de instalação... Porém, na verdade, é mais pura verdade. Você não pode ver o interior de quase todos os lotes comunitários e quando aproxima por completo o zoom no local, simplesmente fica tudo cinza, borrado e estranho.

Mas, visitar os vizinhos, ir a cachoeira e na praia salvam isto do jogo. Mas, bem que a Maxis deveria ter dado uma melhorada nesse ponto de exploração, não é mesmo?


Modo Compra... Sem tan
tos objetos para compra...

Uma coisa que vários fãs da série perceberam é que há muita pouca variedade de objetos. Será que foi uma jogada de markenting para promover a SimStore e o Exchange? Ou será que seria para que o jogo não ficasse tãooooooo pesado? Tudo bem que agora temos a ferramenta Crie-um-Estilo, mas, não deveriam ter colocado mais variedade de mobilia?

O design dos objetos é mais bonito e também os icones são bem maiores e chamativos, mas de um modo positivo. Decorar a casa fica mais fácil com os novos icones. Eu, que gostei dos novos ícones acho que deveria ter sido assim desde a primeira versão.

Modo Construção 1.000 vezes Melhor que o do The Sims 2

Elevar, Nivelar, Rebaixar, Criar Lago, Suavizar Bordas, Criar parede, Colocar Telhados... NOSSA! Tem muitas coisas no modo construção. Coisas que superam e muito o The Sims 1 e 2. Quer alguns exemplos? Se lembra quando queria construir uma calçada no The Sims 1 e 2? Com uma ferramente redonda fica meio dificil, certo? Porém, nesta nova versão, um novo formato deu as caras: o Quadrado. Criar calçadas ficou muito mais fácil que antes. O telhado está em um angulo muito grande? Altere! Simplesmente mova a barra deslizante do jogo até o grau que você quer! Ou, que tal fazer uma casa com 5 andares? Você pode! Sem cheats ou dor de cabeça!


Nas versões passadas do The Sims as árvores, quando colocadas ficavam todas parecidas. Estranho, não? No The Sims 3 nenhuma árvore é igual a outra, pois automaticamente, as árvores mudam de tamanho ou largura ou então tem alguns galhos a mais que outra árvore do mesmo tipo.

Novos Gráficos e Efeitos Visuais

Ondas, árvores balançando com o vento, a água da cachoeira esbarrando na água do lago e "esfumaçando" são coisas normais em Sunset Valley. É incrivel os efeitos visuais que o jogo trás. A cidade é muito bonita e tudo em volta, se locomovendo, traz um efeito de realismo ao jogo.

Se lembra do lago do The Sims 2? Azul e incomum? No The Sims 3, a água reflete a luz do sol e brilha de acordo com o ângulo da câmera. Sem contar que na água do mar e da cachoeira, em que vão aparecendo uns peixinhos que pulam para fora da água e voltam para dentro da água.

O realismo dos sims não é lá muito grande... Mas isso é bom, pois deixa a "magia" clássica do The Sims no ar. O bom mesmo é que nenhum sim mais se parece com o outro, já que a capacidade de personalização no CAS é mais variada.

Menos Carregamentos...?

Quando terminamos de instalar o The Sims 3 começamos a jogar o jogo e percebemos uma coisa: Os carregamentos são menos demorados e quase que não existem. Porém, em alguns forúns e sites de criticas francesas e inglesas e até mesmo eu, repararam que agora o jogo carrega diante de seus olhos!

Você entra em um lote rapidamente, certo? Mas as coisas vão aparecendo aos poucos... Dependendo do seu computador, pode até ser mais rápido, porém, em computadores mais lentos, isso é muito notável... Os objetos vão aparecendo... aparecendo... aparecendo... e todos ficam com uma cor pálida e clara, cheia de poligonos e com um aspecto deformado.

Se o seu computador não estiver abaixo dos requerimentos minimos, talvez você nem teja notado, porém, aqueles que tem um processador ruim, percebem isso facilmente. É algo que sem dúvida os produtores deveriam ter se preocupado.

Conclusão desta Análise

O jogo trás novas possibilidades, porém, tira outras. Ver o interior de alguns lotes comunitários não é possivel, os lugares mais bonitos da cidade a maioria das vezes está vazio e a falta de objetos e de opções no CAS deixam o jogo limitado em certas coisas. Porém, ele inovou muitas coisas de outras versões e que agradaram muito, como por exemplo a ferramenta Criar-um-Estilo e a possibilidade de poder "explorar a vizinhança livremente".
Análise por Matheus Serafim (Administrador do Blog)