Guia de Performance de Gráficos do The Sims 3

The Sims 3 é o melhor jogo de todos os tempos. Isso sem excessão. Em apenas uma semana o jogo vendeu mais de um 1 milhão de cópias de cópias em todo o mundo e se tornou o jogo mais bem vendido da EA. Para botar isto em perspectiva, é a mesma coisa de ter 3 cópias de cada pessoa no Canadá!

O jogo se tornou sem dúvida, tão popular quanto o The Sims 2 - ou talvez ainda mais popular - Nós pensamos que seria uma boa idéia dar uma olhada em um dos novos atrativos da série: o gráfico. Desta vez, o The Sims 3 ganhou algumas melhorias gráficas, e para quem vivia tomando suco no capo esperando um jogo com um gráfico melhor do que o The Sims 2 deve ter ficado muito satisfeito com a nova versão do Game.

Globalmente, é claro, os requisitos para este jogo é relativamente baixo, comparado à maioria dos outros jogos para PC em 2009. Mas, ao mesmo tempo, muitos fãs de The Sims não tem condições de comprar novos equipamentos para seus PC's rodarem o jogo com um bom desempenho, então eles estarão jogando o jogo com equipamentos mais modestos. É por isso que nós vamos ver o quanto de desempenho que podemos "espremer" para fora do motor do jogo para quem quer ter sims com olhos doces demais, por exemplo.

Este artigo tem dois objetivos principais. A primeira, é ir até as configurações do jogo, em qualidade visual, de opção por opção, para ver quais causam maiores sucessos de desempenho e como e quanto ela mudou. O segundo objetivo é levar essa informação e chegar a um "neo-recomendado" para usar para jogar o The Sims 3, que irá encontrar um equilíbrio entre a aparência e o desempenho, para aqueles de vocês que não têm um computador "assassino" de mais de R$ 2.000 sobre a mesa.

Neste artigo, iremos também considerar muitas das placas de vídeos com uma faixa de preço em torno de R$ 80,00 e R$ 100,00 e também aquelas famosas "on-board" que vem junto com o equipamento que compramos.

Valerá a pena desligar os reflexos do espelho para ter quadros extras? (se você não sabe o que são "quadros", ótimo! Fique por aqui e leia o resto do artigo!) É na configuração "médio" que teremos um bom cenário de texturas no jogo? Estes são os tipos de perguntas que este artigo procurará responder.

Vamos começar, vamos?

Vamos começar com um olhar profundo nas opções de qualidade visual do The Sims 3. Então, iremos recomendar uma configuração que equilibra aparência e desempenho, depois nós vamos recomendar algumas placas de vídeo de baixo custo para se ter uma idéia do desempenho, que você será capaz de conseguir.

Ao longo do artigo, vamos ter fotos para ajudá-lo a decidir se o recurso é algo que vale a pena ter ligado ou se é melhor deixa-lo desligado. Também diremos quantos quadros você pode ganhar jogando este jogo muito divertido.

Para os nossos próprios testes, usamos uma placa de vídeo GT 9800 (à venda por uma faixa de preço de R$ 200,00 a R$ 250,00 reais) e o alto poder de fogo de um Core i7 920 rodando a 3 GHz e com um monitor LCD de 30 polegadas com uma resolução de 1680x1050. Este é um exagero de hardware para rodar o The Sims 3 - mas nós usamos esta configuração para que pudéssemos medir as variações de taxas de quadros com mais precisão. (O que é isso? Basicamente, uma métrica de desempenho. Frames por segundo é quantas vezes o jogo atualizará a tela de um segundo. Quanto maior ele for, mais suavemente as animações serão exibidas, e consequentemente, com um melhor desempenho.)

Vamos realmente começar agora.

Para chegar à tela de opções de gráficos, você apenas tem que olhar para o botão com três pontos em si. Ele fica no extremo canto inferior esquerdo da tela. Clique nele e vá em "Opções". Alternativamente, você pode pressionar "F5" durante o jogo.

A página de opções é intitulada "Gráficos" e olhe como esta:


Tela de Configurações

Activar o modo de tela cheia: Praticamente todos vocês vai querer deixar essa caixa sempre marcada. Em nossos testes, The Sims 3, correu bastante bem sem estar no modo de tela cheia: sem problemas ao colocar o cursor dentro e fora do programa, por exemplo. Você poderia, teoricamente, jogar The Sims 3 ao navegar no Facebook ou conversando no MSN, mas os seus Sims estarão em uma demanda total, por isso recomendamos a você jogar em tela cheia.

Tamanho da tela: Recomendamos que você defina isso para a resolução nativa do seu monitor. Basicamente, quanto maior, melhor o desempenho do jogo vai ser, mas resoluções muito superiores poderão trazer uma penalidade de desempenho significativo.

A resolução mais comum para as recentes e populares LCD's de 22 polegadas é de 1680x1050. Se você tem um monitor antigo CRT, seu máximo pode ser 1280x1024. Se você tem um monitor LCD com 24 polegadas então você pode ser capaz de jogar em 1920x1080 ou 1920x1200. No entanto, se você não tiver uma placa de vídeo muito rápida, é recomendável jogar em 1680x1050, mesmo se o seu monitor é capaz de muito mais. Se o jogo é muito lento para você em 1680x1050, The Sims 3 parece rodar muito bem em 1280x1024, e vai correr mais depressa com esta definição. Mesmo assim, não recomendo jogar em qualquer resolução inferior a 1280x1024.

Taxa de Atualização de Tela: Basta deixar isso no padrão. O "padrão" não vai mudar o seu desempenho se você tiver um hardware de baixo nível.

Para as configurações de detalhes, vamos descrever cada uma separadamente, explicando qual configuração é recomendável para pessoas que procuram um equilíbrio entre velocidade e aparência, e dizer-lhes qual o grande acerto de desempenho que cada opção trouxe, em nosso teste.

As quatro primeiras opções são as caixas de seleção, e o restante das configurações são controladas com barras de rolagem.
Ativar Ocultação de Objetos

Descrição do Jogo: "Esconde objetos em andares inativos"

Quando ligado, estávamos com 53 quadros por segundo, em uma casa de 3 andares.

Quando desligado, estávamos recebendo 50 quadros por segundo, em uma casa de 2 andares.
Notas: Esta definição parece mais dependente de memória RAM disponível no sistema do que com a placa de vídeo que está sendo usada. Se você tem menos de 2 GB no Windows Vista, pode usar como padrão a opção desativada. O cenário é bastante perceptível em casas maiores, com vários andares.



Configuração recomendada: Ligado. A perda de desempenho é pequeno, e vale a pena. Quartos com objetos escondidos neles realmente diminui a aparência do jogo, como você pode ver nas imagens. Especialmente quando os Sims estão interagindo com objetos invisíveis!



Ativar Reflexos
Descrição do jogo: "Permite reflexos em espelhos."
Quando ligado, estávamos recebendo 101 quadros por segundo, na sala ampliada, com uma parede do tamanho do espelho e um sim.
Quando desligado, estávamos recebendo 130 quadros por segundo, na sala ampliada, com uma parede do tamanho do espelho e um sim.

Notas: O quadro de sucesso aqui pode parecer enorme, mas tenha em mente que esta foi ampliada com um grande espelho no quarto. Se você estiver em uma casa pequena, com um zoom menor e apenas um ou dois pequenos espelhos, o impacto na performance estaria mais próxima a cerca de 2-6 frames por segundo. Como você pode ver, quando definido como "desligado", não há reflexos simples - o espelho apenas basicamente não existe.



Configuração recomendada: Ligado. Pessoalmente achamos que vale a pena sacrificar certos framas por isto, pois um espelho sem uma reflexo não é um espelho! Desligue isto se você precisar de um melhor desempenho - A dica é que se por acaso ficar desligado, economize grana e não compre nenhum espelho para a sua casa! Assim, você pode ajudar a família de seus sims guardando alguns simoleons para eles!
Ativar Suavização de Animação

Descrição do jogo: "Permitir a reprodução suave de animações em máquinas rápidas."

Quando ligado, estávamos conseguindo 63 frames por segundo, sendo que um Sim estava caminhando, um Sim fazendo comida, e um Sim assistindo televisão.

Quando desligado, estávamos nos 64 quadros por segundo, sendo que um Sim estava caminhando, um Sim fazendo comida, e um Sim assistindo televisão.

Notas: Não se vê muita mudança de desempenho quando este estava ligado ou desligado, nem se viu muita diferença em todas as animações que nós prestamos atenção. Para o desempenho, esta animação depende mais do processador que você está usando. Se você tiver um processador superior a 2.0, o desempenho dificilmente estará comprometido.

Renderização Avançada

Descrição do Jogo: "Permite o uso total do sombreamento 2.0+"

Quando ligado, fomos ficando com 72 quadros por segundo no modo simulação.

Quando desligado, estávamos recebendo 51 quadros por segundo no modo simulação.

Notas: Esta configuração faz muita coisa. Ela irá tirar o máximo possível das capacidades de sua placa de vídeo. Se você usar uma placa mais velha e esta for integrada, você pode não ser capaz de usar essa configuração - mas a maioria de vocês devem ter a opção. Vai mudar completamente a aparência de seus sims e do mundo a sua volta (a água do oceano, os lagos, as janelas e a maioria dos objetos sofreram também fortes mudanças se esta configuração estiver ligada). Os sistemas de iluminação e algumas texturas aparecerão mais natural com isso.

Configuração recomendada: Desligado. Olha, nós recomendamos a você desligar isso se você tiver um computador de jogos com hardwares antigos. Quando desligado, as coisas não parecem tão "ruim", apenas "diferentes". Há algumas excepções: por exemplo, a grama, não parece tão bom com isso. Mas nós achamos que isto será um baita dum sacrifício de frames para aqueles com placas de vídeo muito antigas.

Agora vamos para a coluna da esquerda de barras deslizantes: Suavização de Bordas, Efeitos Visuais, Luzes e Sombras e Detalhes de Árvores.

Suavização de Bordas

Descrição do jogo: "Graus elevados de Suavização de Bordas, fazem os contornos parecerem mais suaves."

Quando definido como Alto, estávamos recebendo 121 quadros por segundo.

Quando definido para Médio, estávamos recebendo 152 quadros por segundo.

Quando ajustado para Baixo, estávamos recebendo 169 quadros por segundo.

Quando definida como Desligado, estávamos recebendo 200 quadros por segundo.

Notas:

1- Na maioria dos jogos, esta opção é descrita como "AA", com os ajustes numéricos de 0, x2, x4, etc. Em resumo, esta opção fará com que as bordas fiquem menos irregulares. De acordo com nossos testes, está foi uma das opções que mais tirou desempenho do jogo.

2- Vale lembrar que se sua placa de vídeo for uma "on-board" as bordas, mesmo estando em "Alto" não estarão totalmente suavizadas. A placa de vídeo que usamos para nossos testes (GT 9800) tem um sistema próprio para suavização. As placas que mais apresentam este "problema" são as da série GMA 950 (você ainda vai saber mais sobre o quanto esta placa atrapalha o desempenho).



Configuração recomendada: Baixa. Você vai ter um desempenho bom se deixar isto no "Baixo". A diferença entre "Baixa" e "Desligado" e quase que nenhuma, mas ela pode ser bem observada no CAS. No entanto, as diferenças entre baixa, média e alta, são um pouco mais leves. Baixa parece ser o lugar certo para se estar.

Efeitos Visuais

Descrição do jogo: "Controla a qualidade dos efeitos de partículas em objetos, nos sims e na cidade".
Quando ajustado para Baixo fomos ficando em torno de 140-150 frames por segundo com zoom centrado em olhar as ondas.

Quando definido para Médio fomos ficando em torno de 82-108 frames por segundo com o zoom centrado em olhar as ondas.

Quando definido como Alto estávamos ficando em torno de 40-50 frames por segundo com zoom centrado em olhar as ondas.

Notas: Esta configuração irá melhorar todos os "efeitos especiais" do jogo. Por exemplo, você pode ver pelas imagens abaixo a extrema diferença que ela faz sobre as ondas do jogo. Nós, entretanto, notamos muito a diferença com alguns objetos que achamos que poderia usar esta configuração, como os incêndios na lareira, ou as "ondas de mau cheiro provenientes da comida estragada". Também tenha em mente que, na maioria dos casos, a perda de performance não vai ser tão visível como era em nosso teste - ampliada em uma casa de um Sim, não haverá tantos efeitos visuais sendo utilizados, em média.


Configuração recomendada: Médio parece ser o equilíbrio feliz aqui. Você provavelmente deve usar apenas no alto, se você tem uma placa de vídeo capaz disto.

Luz e Sombras

Descrição do jogo: "Controla a qualidade de luzes e sombras".

Quando definido como Alto estávamos recebendo 105 frames por segundo, olhando para a nossa casa inteira.

Quando definido para Médio estávamos recebendo 108 quadros por segundo, olhando para a nossa casa inteira.

Quando ajustado para Baixo que estávamos recebendo 117 frames por segundo, olhando para a nossa casa inteira.

Notas:

1- Em baixo, sombras, quase não existem. Em média, a maioria dos objetos tem sombras. Em alta, essas sombras são um pouco mais detalhadas, com bordas mais duras e escuras.

2- Se você tiver uma placa de vídeo "on-board" muito antiga, menos que 1 GB de RAM e um processador com uma velocidade inferior a 1.8 Ghz. A placa de vídeo GMA 950 não suporta sombras.

Configuração recomendada: Médio. É bastante difícil perceber a diferença entre a média e alta enquanto estiver jogando, e jogando o jogo sem sombras realmente diminui a aparência das coisas, médio parece ser uma boa escolha aqui.

Detalhe da Árvore

Descrição do jogo: "Define a distância em que as árvores e arbustos se tornam visíveis."

Quando definido como Alto estávamos nos 65 quadros por segundo em um "zoom-out" de uma área com muitas árvores.

Quando definido para Médio estávamos conseguindo 66 frames por segundo em um "zoom-out" de uma área com muitas árvores.

Quando ajustado para Baixo que estávamos recebendo 69 frames por segundo em um "zoom-out" de uma área com muitas árvores.

Notas:

1- Em baixo, as árvores parecem muito horríveis, como você pode ver nas fotos abaixo. Em média, elas pareciam bem. Quando em alto, parece apenas que apareceu árvores/arbustos numa maior quantidade, sendo também que as mais pequenas também apareceram.

2- Esta configuração também dependerá mais de sua placa de vídeo e de seu processador.
Detalhe da Árvore

Descrição do jogo: "Define a distância em que as árvores e arbustos se tornam visíveis."

Quando definido como Alto estávamos nos 65 quadros por segundo em um "zoom-out" de uma área com muitas árvores.

Quando definido para Médio estávamos conseguindo 66 frames por segundo em um "zoom-out" de uma área com muitas árvores.

Quando ajustado para Baixo que estávamos recebendo 69 frames por segundo em um "zoom-out" de uma área com muitas árvores.

Notas: Em baixo, as árvores parecem muito horríveis, como você pode ver nas fotos abaixo. Em média, elas pareciam bem. Quando em alto, parece apenas que apareceu árvores/arbustos numa maior quantidade, sendo também que as mais pequenas também apareceram.



Recomendamos a definição: Médio. Ela oferece boas árvores, sem olhar o pouco impacto no desempenho que ela causa, mesmo estando em alta. Baixa realmente não é recomendado, mesmo para aqueles PC's com o mais lento dos sistemas informáticos. Jogando em alto não faz o jogo ficar significativamente melhor.

Distância de Exibição

Descrição do jogo: "Controla o quanto da cidade você pode ver."

Quando ajustado para Baixo que estávamos recebendo 91 quadros por segundo.

Quando definido para Médio estávamos nos 90 quadros por segundo.

Quando definido como Alto estávamos conseguindo 89 frames por segundo.



Configuração recomendada: Alta. Indo com elevada não parecem fazer muito mais de uma demanda da sua placa de vídeo, e os efeitos de iluminação não parecem naturais quando desaparecem e reaparecem quando o zoom está baixo e depois alto.

Lotes em Alto Detalhe
Descrição do jogo: "Ajusta o número de lotes próximo que serão renderizados com altos detalhes."
Quando ajustado para 1 estávamos conseguindo 67 frames por segundo.
Quando definida a 2 estávamos conseguindo 63 frames por segundo.
Quando ajustado para 3 estávamos conseguindo 54 frames por segundo.
Quando ajustado para 4 estávamos conseguindo 51 frames por segundo.
Quando ajustado para 6 estávamos conseguindo 50 frames por segundo.
Quando ajustado para 8 estávamos recebendo 49 quadros por segundo.
Quando ajustado para 12 nós começávamos 49 quadros por segundo.
Quando ajustado para 16 nós começávamos 49 quadros por segundo.
Notas: Esta definição é, provavelmente, mais dependente do seu sistema de memória RAM disponível e a quantidade de memória que você tem disponível em sua placa de vídeo. Você verá mais qualidade quando estiver no modo "Editar Cidade" ou simplesmente olhando o "Mapa" no Modo Simulação.



Configuração recomendada: 1. Como você pode ver acima, há uma grande diferença entre a aparência do detalhe elevado e o modelo com poucos detalhes. Mas há uma grande perda de desempenho: cerca de 95% -99% de seu tempo jogando The Sims 3 para ser mais exato. Você vai ser apenas focalizado em um lote de cada vez, mesmo se você tiver três Sims em três locais diferentes (por exemplo, o ginásio, no clube e em casa), você é capaz de alternar entre eles rapidamente o suficiente para que você não perca tanto desempenho. É por isso que nós recomendamos ir com 1.
Detalhes de Texturas
Descrição do jogo: "Ajusta o nível detalhes das texturas do solo e dos objetos no jogo."
Quando definido como Alto estávamos recebendo 101 quadros por segundo.
Quando definido para Médio estávamos recebendo 108 quadros por segundo.
Quando ajustado para Baixo estávamos recebendo 118 quadros por segundo.
Notas: É uma coisa boa da EA: a fim de tornar o The Sims 3 acessível a um grande público que fizeram dois modelos de textura diferentes para o jogo: Alta e Baixa.

Configuração recomendada: Médio. O cenário do médio utiliza os modelos "high-end", mas só falta algum processamento extra que vem com o Alto. Os detalhes são difíceis de notar quando comparado com "Alto", e indo de médio a "alto" nos custou apenas 10 frames por segundo por estarmos usando uma placa de vídeo GT 9800 em nossos testes.
Detalhes de Sims
Descrição do jogo: "Controla o nível de detalhes nos Sims."

Quando ajustado para Muito Alto, estávamos recebendo 110 quadros por segundo em um "close-up" com dois Sims.

Quando definido como Alto, estávamos recebendo 115 quadros por segundo em um "close-up" com dois Sims.

Quando definido para Médio, estávamos recebendo 115 quadros por segundo em um "close-up" com dois Sims.

Quando ajustado para Baixo, estávamos recebendo 117 quadros por segundo em um "close-up" com dois Sims.


Notas: A diferença entre o nível de detalhe nos sims é leve, mas ele está lá. Se você olhar de perto, a qualidade da textura da roupa do Sim é a mais notável. Se você não gastar muito tempo ampliado perto de seus Sims, você provavelmente não será capaz de perceber a diferença de cenário de uma maneira ou de outra.


Configuração recomendada: Baixa. Nós sentimos que não havia uma diferença de qualidade grande o suficiente entre baixa e alta, por isso recomendamos ir de baixo só para beliscar um outro par de quadros. Também tenha em mente que se ajustado para "Muito Alto", será preciso um sistema bastante sofisticado, pois o jogo vai usar os melhores modelos e eles também levam mais tempo para processar a luz de fora de seus Sims.
Agora que estamos a fazer a olhar para as diferentes configurações de gráficos, vamos fazer uma recapitulação de nossas "Neo-recomendações".

Nosso "Neo-configurações recomendadas" são projetados para ser um bom composto antes da qualidade de imagem e desempenho. The Sims 3 tem requisitos de hardware baixo. Se você tem um sistema dual-core, e uma placa de vídeo tão boa como uma 9600 GT ou uma HD 3850 (ou melhor), então você não deve ter muita dificuldade para executar o jogo nas mais altas configurações.

Mas como a maioria de vocês não tem um computador muito bom, nós recomendamos:


Ativar Ocultação de Objetos: Desligado
Permitir Reflexos: Ligado
Ativar Suavização de Animação: Ligado
Ativar Renderização Avançada: Desligado
Suavização de Bordas (AA): Baixo
Efeitos Visuais: Médio
Luzes e Sombras: Médio
Detalhes de Árvores: Médio
Distância de Exibição: Alto
Lotes em Alto Detalhe: 1
Detalhe de Texturas: Médio
Detalhes de Sims: Baixo
Se estas definições te darem um jogo muito "liso" e você está querendo sacrificar alguns quadros por segundo para uma maior qualidade visual, a primeira coisa que recomendamos é que você ative a Renderização Avançada. Depois disso, você pode querer tentar elevar o nível Detalhes de Sims (Se for fazer isto, recomendamos deixar em Médio ou Alto).

Além disso, se você tem um processador mais lento do que a média (um sistema com um único núcleo, por exemplo), você deve desativar a Ativar Suavização de Animação. Se você tiver pouca Memória RAM (menos que 1GB no XP e menos de 1,5GB no Vista), recomendados também ativar a opção Ocultação de Objetos.

Assim, você pode estar se perguntando: "Como ficará o gráfico nas configurações que me foram recomendadas?". Aqui estão três fotos: Uma do jogo rodando ao mais alto nível das definições de qualidade possível, uma do jogo rodando na qualidade mais baixa, e uma do jogo rodando com as configurações que nós lhe recomendamos.


Resumo
A EA foi inteligente a dar tantas opções de Gráficos, pois assim, aqueles que tem hardwares de vídeo de qualidade baixa pode experimentar mesmo assim esse jogo. Esperamos que este artigo teja ajudado você a ter um "belo The Sims 3" em uma sessão jogando este divertido Game.

Agradecimentos Especiais ao Kevin Spiess do site Neoseeker.
Artigo Editado e Traduzido por Matheus Serafim.