Guia Completo de Como Criar um Mundo - por Matheus Serafim

Hoje aconteceu uma coisa muita engraçada. Eu havia publicado um Tutorial Enorme falando como mexer no CAW. Publiquei só no forúm OSimBR (sim, eu me arrependo muito disso...) e hoje, zazando no Google, encontrei o meu Tutorial em 4 partes no forúm do SimsDomination. Antes mesmo de ler por completo, já fui logo apontando que tinham me plagiado. Juro que fiquei desesperado. Quando fui ver, ele tinha sim colocado os créditos... Acabei apenas garantindo um pouco do reconhecimento de pessoas que nunca vi e nem ouvi falar...
No fundo, só fiquei muito arrrependido por ler aquele pequeno trecho, meio apagado no final do tópico:
CREDITOS: MATEUS SERAFIM
PUBLICADO ORIGINALMENTE NO OSIMBR.NET
Em primeiro lugar, porque erraram meu nome, e em segundo, por estar apontando para o OSimBR.net ao vez daqui... É! Fechei o ano com chave de ouro! ='( Mas enfim, antes que acabe o ano, aqui está o tutorial que eu levei dias fazendo e elaborando. Espero que gostem e comentem bastante!
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A ferramenta Criar-um-Mundo finalmente lançou, permitindo que os jogadores criem mundos únicos e totalmente Personalizados de uma forma íncrivel! Importe texturas, crie vales, redimensione seus lotes, dê um toque no terreno deixando seu mundo com crateras, adicione Arco-Íris ou mesmo, faça belas cachoeiras desaguarem em seus lagos usando esta magnífica ferramenta.

Este tutorial está aqui para ajudar vocês a criarem mundos únicos. Já ouvi muitas reclamações acusando a ferramenta de ser muito complexa, porém, se você seguir este tutorial detalhadamente, pode finalmente conseguir criar o mundo que sempre quiz.

 Sumário
-Controles e Qualidade dos Gráficos
-Opções do seu Mundo
-Modelando e Pintando
-Criando suas Ruas
-Colocando Objetos no Mundo e os Alterando
-Criar, Editar e Alterar seus Lotes
-Interagindo com Camadas
-Adicionando Efeitos Visuais e Geradores
-Adicionando um Nome, Descrição e Imagem ao seu Mundo
-Importando e Instalando seu Mundo no Jogo
-Importando e Instando seu Mundo no Jogo
-Dicas
-Conclusões

 -Controles e Qualidade dos Gráficos

Antes de começar o desenvolvimento do Tutorial, vamos aprender como usar os controles básicos da Ferramenta.

Teclas de Atalho do Windows

Geral
CTRL-N: Novo Mundo
CTRL-O: Abrir Mundo
CTRL-S: Salvar Mundo
CTRL-Z: Desfazer
CTRL-Y: Refazer

Controles da Câmera


Controles da Câmera - Teclado

Seta para Cima: Avançar
Seta para Baixo: Recuar
Seta para a Esquerda: Mover para a Esquerda
Seta para Direita: Mover para a Direita
Q: Mover para Cima
F: Mover para Baixo
Mais Zoom: Num + | W
Menos Zoom: Num - | S

Teclas de Atalho das Ferramentas
Geral
ESC: Sai da Ferramenta Atual
DEL: Apaga Objeto Selecionado

Ferramentas dos Objetos
Shift: Clona lote Selecionado
Shift: Rotação com Prender (se estiver no Modo de Rotação)

Ferramenta de Editar Estrada
Ctrl: Alterna Seleção do Objeto de Estrada
Shift: Desliga Objetos Ligados

Ferramenta de Rodar Estrada
Shift: Prende Rotação aos 15 GRAUS Mais Próximo

Ferramenta de Mover o Lote
Shift: Rotação com Prender

Ferramenta de Pintar Terreno
ALT: Modo de Navegação
OBS: O Modo de Navegação é uma excelente maneira de impedir que você pinte ou modele acidentalmente enquanto navaga pelo Painel de Renderização.
Shift: Pinta apenas em Linhas Retas

Ferramenta de Pincel de Terreno
Alt: Modo de Navegação
CTRL-PgUP: Aumenta o Tamanho do Pincel
CTRL-PgDOWN: Diminui o Tamanho do Pincel

Barras de Ferramentas



1- Selecionar
2- Mover Objeto no Mundo
3- Girar Objeto do Mundo
4- Desfazer
5- Refazer
6- Alinhar a Grade
7- Editar no Jogo



1-Agrupa as Árvores
2- Desagrupa as Árvores
3- Abre Menu para Criação de Estradas
4- Abre Menu de Edição do Terreno das Estradas


1- Adiciona um Lote Novo ao seu Mundo.
2- Clonar o Lote Selecionado.
3- Aplanar Lote (Equivalente a Nivelar Todo o Lote).
4- Adequar Bordas (Equivalente a Uniformizar).


1- Abrir Ferramenta de Edição de Terreno
2- Alterar Nível do Mar (Não abre ferramentas, simplesmente você deve clicar no Mar a qual quer alterar o Nível com a ferramenta selecionada).
3-Exporta Mapa de Altura do Mundo Atual para um Arquivo PNG.
4- Importa Mapa de Altura.

Melhorando a Qualidade Gráfica

Antes de melhor a qualidade gráfica, tenha certeza de que seu PC cumpre todos os requerimentos mínimos exigidos pelo CAW. Podes encontrar ele no arquivo Leia-Me, nos Diretórios de Instalação do CAW. (Se você conseguiu seguir os requerimentos mínimos do The Sims 3, então conseguirá seguir os do CAW).

Clique em Exibir>>Configurações de Câmera... Vai surgir este menu: 


A barra circulada em Vermelho define qual a Distância de Transição de Detalhes. Quanto maior, mais detalhes você verá de um local distante. Não alterou o desempenho do CAW comigo, mas dependendo do PC, pode sim alterar a qualidade de desempenho.

OBS: Você pode inverter os movimentos (do Mouse) em Exibir>>Configurações de Câmera.

-Opções do seu Mundo

O primeiro passo para criar seu mundo, é abrir a ferramenta em seu Desktop ou no Menu Iniciar. Assim que ela abrir, basta clicar em "Novo Mundo" na aba Arquivo no canto Superior Esquerdo do Programa. Vai aparecer a janelinha abaixo. Vou explicar a função de cada uma das Opções que estão presentes nela.


 Arquivo de Imagem (PNG)
Nesta opção você seleciona o mapa de altura do seu mundo. Selecione uma das imagens PNG's disponiveis e cliquem "OK". No tutorial, estou usando o mapa "LargeFlatMap200".

Altura Máxima
Escolha aqui a Altura Máxima que seus Vales poderão ter. É recomendado usar uma de acordo com seu mapa. Como eu usei o mapa "LargeFlatMap200" a altura máxima de meus vales deve ser 200. É uma mania minha, por isso, é OPCIONAL.

Gramado | Deserto
Escolha aqui qual o tipo de vegatação principal de seu mundo. Se você escolher Gramado, a base de seu mundo será esverdeada e se for escolhido Deserto, a base de seu mundo será desertica, assim como o terreno de Estranhopólis. No tutorial, usamos a opção Gramado, mas você pode escolher qualquer tipo de vegetação, não dependendo de seu mapa ou de outras opções selecionadas neste menu.

Feita suas escolhas, cliquem "OK".


 -Modelando e Pintando

Aqui está você no seu mundo. Uma ilha quadrada cercada por um imenso oceano. Vamos começar modelando e pintando o seu mundo, assim, quando olharmos para o horizonte, teremos belos Vales e Montanhas para admirar.


No lado direito da janela da ferramenta, vai aparecer um novo menu. Clique em Modelar.


Você vai encontrar os Modificadores de Terreno. Vamos entender qual a função de cada um deles.




Apenas Penhasco
Essa opção cria Penhascos, para criar os topos de suas montanhas. Mas, já consegui criar um Vulcão com ele. Fica legal em ilhas!

Aplanar - Suave
Esta opção apenas deixa o Terreno Nivelado, so que suavizadamente, de uma forma que eleva seu terreno ao mesmo tempo que nivela.

Aplanar Terreno
Nivela o terreno e o deixa da forma original de um terreno comum. Semelhante a opção "Nivelar Terreno" do The Sims 3, Modo Construção.

Colina - Íngreme
Cria uma colina, porém de forma íngrime, como as paredes de uma tumba.

Colina - Suave
Cria uma colina de forma que fique suave, como os cantos da uma Cachoeira de Sunset Valley, por exemplo.

Montanha
Cria montanhas, mas nesta opção, elas são com as pontas bastante pontudas.

Suavizar
Tem a mesma função da ferramenta "Suavizar", do The Sims 3, Modo Construção. Ela deixa as pontas agudas mais suaves. Eficiente na criação de montanhas.

Suavizar Suave
Tem praticamente a mesma função de "Suavizar", citada acima. A diferença, é que esta deixa o terreno suave com mais rapidez. Também eficiente na criação de montanhas.

Vale - Íngrime
Cria vales íngrimes, como as paredes de uma tumba. Serve também para criar rios no seu mundo.

Vale - Suave
Tem a mesma função da ferramenta de modeçação citada acima. Porém, esta não deixa o vale ingrime. Recomendado para criar rios pequenos e mais suaves, como nascentes.


Caixa de Seleção: Exibir Terreno Sem Rota
Quando esta opção está ativada, você poderá ver onde seus sims não poderão ir e de onde a câmera não poderá passar. Falaremos mais sobre essa opção em Delimitando os Limites de sua Cidade.

Agora que já conhecemos o que cada um deles faz, vamos aprender sobre as opções de sua ferramenta, que fica no mesmo menu dos Modificadores.



Pincéis
Aqui ficam salvos os parâmetros de Pincel que você arquivou. Deixa seu trabalho mais rápido e é bom para economizar tempo configurando o Pincel. Para arquivar um Parâmetro, clique na setinha azul que aponta para cima.

Parâmetros do Pincel

-Forma
Defina aqui qual o formato da ferramenta (Quadrada ou Círcular).
-Tamanho
Defina aqui qual o tamanho da ferramenta (de 0 à 100)
-Força
Defina aqui qual a suavidade do pincel. Quanto mais forte for, mas rapidamente a sua ação será feita. Semelhante a "Suavidade do Píncel", do The Sims 3, Modo Construção.


Feitas suas escolhas, altere o terreno como desejar. Brinque com as formas, crie montes, faça vales e muito mais usando este menu. Terminado o trabalho de modelação, vamos partir para outro assunto: Tinturas de Terreno.



Camadas
É aqui que você seleciona o tipo de terreno que queres pintar seu mundo.

Adicionar (Adicion...)
Clicando aqui, você pode selecionar uma imagem PNG de combinação par, como 256x256, para ser uma camada.

Limpar
Clicando aqui, todas as camadas que você usou para pintar seu mundo serão apagadas.

Pintura Automática
Quando clicar nesta opção, a Camada selecionada será aplicada em todo o terreno do seu mundo.

Opacidade de Rotas (Opacidade de R...)
Quanto maior for, menos consegues ver através da tinta.

Cor
Crie uma camada com uma cor de número RGB. Você só poderá alterar isto com a Opção Modo de Camada Individual ativada e só poderá ver o que modificou com Visualizar Camada também ativado. Cada número (0 à 255) simboliza uma cor. Os editores avançados usaram muito isso.

Abaixo destas opções, você encontra o mesmo menu de Parâmetro de Pincel. Se você tiver salvo um Parâmetro, ele estará disponível em todas as opções, incluindo "Pintar".

Máscaras do seu Mundo

Depois de pintar e deixar seu mundo mais colorido, partimos para a próxima opção da Ferramenta de Edição de Terreno, as Máscaras.


Coloque máscaras em seu mundo para impedir a escultura e pintura dentro da área com máscara. Ela funciona como a ferramenta de pintura de terreno, basta pintar a área que você quer colocar uma máscara. Sendo assim, as partes em vermelho tem uma máscara e por isso, não pode ser modificada.

Limpar
Limpa a máscara Atual.

Inverter
Inverte a máscara Atual.

Exportar
Exporta a Máscara Atual para um Arquivo em formato PNG.

Importar
Importa uma Máscara de um Arquivo PNG.

Criar a Partir de Rua
Cria Máscara para um Lugar com Rua. Sendo assim, a coloca apartir dela.

Escala de Cinza
Quando esta caixa de Seleção fica ativada, as mascaras ficam em escalas de preto e cinza. Pode ajudar a identificar suas máscaras.

Cor
Altere aqui a cor da Máscara Atual em um número RGB (0 à 255).

Rotas

Feito o trabalho de alteração nas Máscaras do seu mundo, está na hora de definirmos os limites dele com a ajuda das Rotas.


Se lembra de Sunset Valley, quando você queria mandar seu sim visitar o farol e a câmera não deixava, do mesmo jeito que não aparecia opções de movimentação até lá? Pois então, é para isso que servem as Rotas, para delimitar os limites de seu mundo. É muito útil caso você não queira que vejam, por exemplo, as Bordas do seu Mundo, ou ao menos, que seus sims não caminhem entre os bosques, para que ele não fique preso entre as árvores.



Apagar
Use para apagar algo que teja feito com as ferramenta Sims sem Rota e Câmera sem Rota

Sims sem Rota
Use para definir aonde seus sims não podem ir.

Câmera Sem Rota
Use para definir aonde a câmera do jogo não poderá altrapassar.

Incluir Inclinação
Use para que seus sims não consigam subir em Inclinações, como Montanhas (Ficará destacada en vernelho as áreas com inclinação).

Opacidade de Rotas (Opacidade d...)
Defina aqui a Opacidade das Rotas. Quanto menos Opacidade, menos evidente serão as cores das rotas.

Como Usar?

Abaixo, temos uma maneira INCORRETA de usar essa ferramenta:


Abaixo, temos uma maneira CORRETA de usar essa ferramenta:



-Criando suas Ruas

Um mundo sem ruas, não é um mundo. Nesta parte do tutorial, vou ensinar como Criar ruas, modelá-las e algumas coisas mais. Eu realmente não achei uma tarefa muito díficil. Enfim, vamos começar!


Colocar Rua
Use para colocar ruas no seu mundo.

Colocar Cruzamento de Rua
Use para colocar cruzamentos de ruas no se mundo.

IMPORTANTE: Você só conectará sua estrada com o cruzamento se ele estiver exatamente juntinho com ele. Quanto a faixa de pedestre, é criada automaticamente quando conectada.

Colocar Calçada
Use para Colocar Calçadas, separadas de Pistas.

Colocar Cruzamento de Calçada
Use para Colocar um Cruzamento de Rua (um único quadrado de uma Calçada).

Cria Rua Personalizada
Aqui você pode criar sua própria rua com imagens PNG's do seu PC. Dá para criar ruas únicas, basta ter um bom Editor de Fotos para criar as bases.

NOTA: Tome cuidado, pois se os seus cruzamentos não estiverem conectados, os sims sairam de seus carros e vão caminhar até o destino que que desejam. A maneira mais fácil de faz isto é deixares um espaço na estrada onde você quer colocar um cruzamento, acabar de colocar a(s) estrada(s) e depois voltar atrás e colocar cruzamentos nos espaços. Você também pode apagar uma seção de estradas e colocar um cruzamento no lugar vazio e depois voltar a ligar as estradas.

Modelando sua Estrada


Depois de colocar sua estrada, você provavelmente vai querer criar uma Montanha perto, ou algo parecido e vai precisar deixar sua estrada alinhada com a curvatura da sua montanha. Acima temos a imagem de um dos cantos que fiz em um Rascunho de mundo para o Tuto. Podem ver que ela está suavizada, acompanha a curvatura da montanha ao lado e está em harmonia com a paisagem. Aprendendo essa parte do Tutorial, você poderá fazer muito além do que foi apresentado logo acima...

Vamos começar criando a sua Montanha. Use as ferramentas de modelação de terreno como "Montanha", "Criar Penhasco" e "Suavizar - Suave" para Modelá-lo.

Agora sim, vamos pensar na estrada. Crie uma estrada grande o bastante para ficar ao redor da sua montanha. Ela não precisa estar exatamente alinhada com a Montanha. Vamos alinhá-la depois.


Para modelar sua estrada, vamos usar a ferramenta de Girar Objeto no Mundo. Selecione ela e clique em sua estrada.

Vamos reparar agora nas linhas coloridas que cercam sua estrada. Vamos usar as pontas delas (os quadradinhos pequenos) para modelar sua estrada do jeito que queremos.


Clique e arraste uma caixa AZUL CLARA para mudar a curvatura da sua estrada.

Clique e arraste uma caixa AZUL ESCURA para aumentar o tamanho de sua estrada.

O segredo é você usar a caixa certa e arrastar para o lugar certo. Logo, você terá uma rua incrivelmente alinhada com sua montanha. Vamos então para o Próximo passo.


Sua montanha está modeladá-la ao seu gosto, mas sua estrada, não. Então, vamos usar as ferramentas diponiveis na Ferramenta de Inclinação de Rua para regular o que está fora do lugar.



Suavizar Rua
Tornar a estrada mais suave sobre terreno acidentado.

Limitar Inclinação de Rua
Limita a inclinação de sua estrada definindo os graus na caixa de Inclinação.

Aplanar Rua
Nivela a estrada na altura em que você selecionar.

Cursos de Velocidade | Qualidade
Desenha as suas alterações rapidamente, mas com menos precisão ou mais lentamente mas, com resultados mais precisos.

Aplicação - Segmento Único | Ruas Conectadas
Faz alterações a um pedaço individual da estrada ou a todas as estradas interligadas. Aplicar alterações a todas as estradas interligadas garante, em geral, que as suas estradas fiquem mais uniformizadas.

Parâmetro de Borda de Rua
Determina o modo como a sua estrada interage com o terreno adjacente. A largura é a distância da estrada a que as alterações são aplicadas. Também podes escolher se suaviza o terreno adjacente ou não. Para aplicar estas definições, mude os parâmetros desejados e depois clique na parte da estrada que você quer modificar.

Feito isso, você conseguirá uma estrada perfeita e profissional, não é mesmo?

-Colocando Seus Objetos no Mundo e os Alterando

Algumas pessoas ainda tem algumas dificuldades em colocar e alterar objetos. A verdade, é que é muito simples e você só precisa dar uma pincelada sobre o assunto. Nesta parte do tutorial, vou ensinar como colocar e alterar um objeto e mostrar como é simples adicionar Metadados ao seu Mundo.


ATENÇÃO: ANTES DE COMEÇAR, CRIE UMA NOVA CAMADA PARA O SEU MUNDO, OU NÃO SERÁ POSSÍVEL ADICIONAR QUALQUER OBJETO! PARA ISSO, CLICA COM O BOTÃO DIREITO SOBRE A CAMADA MUNDIAL E SELECIONE "ADICIONAR CAMADA".



A primeira coisa a fazer, é usar a Caixa de Busca para encontrar o objeto que você desejas colocar no seu mundo. Se preferir, expanda as Categorias e escolha você mesmo qual objeto usar.

Como Alterar o Local onde Estão os Objetos

Depois de colocar seu objeto no mundo, talvez você teja reparado algo que não ficou muito bom e quer alterar o local dele. Uma boa forma é você usar duas ferramentas no Create-a-World: Mover Objeto no Mundo e Girar Objeto no Mundo. Vamos começar Alterando o local.



Selecione a ferramenta Mover Objeto no Mundo e clique no objeto que desejas alterar. Repare nas três linhas que aparecerem em volta.

Clique e puxe a linha VERDE para subir ou descer a altitude do objeto.

Clique e puxe a linha AZUL para locomover o objeto para a frente e para trás.

Clique e puxe a linha VERMELHA para locomover o objeto para os lados.

Fácil, não é mesmo? Então, vamos aprender a Girar o seu Objeto. Selecione a ferramenta Girar Objeto no Mundo e clique no Objeto que quer alterar.


Clique e gire a linha VERDE para girar o seu objeto para frente e para trás.

Clique e gire a linha AZUL para girar o seu objeto para cima e para baixo (serve para colocá-lo em pé, ou deitado)

Clique e gire a linha VERMELHA para os lados.

-Criar, Editar e Alterar seus Lotes

ATENÇÃO: ANTES DE COMEÇAR, CRIE UMA NOVA CAMADA PARA O SEU MUNDO, OU NÃO SERÁ POSSÍVEL ADICIONAR QUALQUER LOTE! PARA ISSO, CLICA COM O BOTÃO DIREITO SOBRE A CAMADA MUNDIAL E SELECIONE "ADICIONAR CAMADA".

Outra coisa tão importante quanto estradas e calçadas, são os lotes, afinal de contas, não queremos um mundo de Sem-Tetos. Vamos aprender agora como criar, editar e alterar um lote no Create-a-World.


Para criar um lote, clique na aba Lotes, no topo da ferramenta e selecione "Adicionar Lote".


Repare que não apareceu nenhum menu de opções novo ao lado da ferramenta. Erro do CAW? Não! Depois de selecionar, procure o local onde quer colocar o seu lote. Quando achar, clique e arraste o mouse. Repare que uma linha azul segue o ponteiro. Agora, é quando você define a altura do seu lote. Selecionado o tamanho, defina a largura, arrastando e clicando. Para saber o tamanho do seu lote, basta reparar no canto inferior direito da ferramenta (em vermelho, na imagem acima). Definido o tamanho, um novo menu surgirá.


Este menu deve ser um dos mais simples do CAW. aqui você define as características do seu lote novo. Simples não? Mas mesmo assim, vale a pena saber para que serve cada uma das opções.

Residencial | Comunitário
Defina o Tipo do seu Lote.
Residencial: Casas, Abrigos.
Comunitários: Restaurantes, Parques, Pontos de Pescas, etc.

Escolher sub-Tipo de Lote
Residencial: Moradia de um sim
Lote do Jogo: Mercearias, Bistros, etc.
Lote do Jogo para Adquirir: Moradia, só que sem Habitantes.

Definir Valor Adicional da Propriedade
Defina aqui o preço do seu Lote.
Recomendado: de 1.100 à 3.900

Definir Modificador "Casa Bonita" (0-100)
Defina aqui qual a modificação de "Casa Bonita" que o seu lote fará no sim. Recomendado para:
Parques: de 30 à 45.
Lote Vazio: de 15 à 25.
Lote Residencial: à Vontade.

Definido as caracteristicas e suas sub-caracteristicas, vamos aprender como modificar a posição do seu lote.


Novamente, usamos as ferramenta Mover Objeto no Mundo e Girar Objeto no Mundo para poder definir o local de nosso lote. Mas usando em lotes, há uma pequena diferença: Eles só podem se mover em diagonal (se usar as linhas), mas podem girar para os dois lados. Com a ferramenta Mover Objeto no Mundo selecionada, clique no seu lote.

Clique e arraste a linha VERMELHA para mover seu lote em diagonal, para a direita da frente e para a esquerda atrás.

Clique e arraste a linha AZUL para mover seu lote em diagonal, para a direita atrás e para a esquerda a frente.

Clique e arraste o quadrado VERDE para mover seu lote para qualquer direção do seu mundo.

Selecione a ferramenta Girar Objeto no Mundo e clique no seu lote para alterar o ângulo.


Clique e gire na linha circular VERDE para girar para qualquer ângulo dos dois lados.

Alterado o ângulo e o local do seu lote, você pode usar outras opções para melhorá-lo. Vamos voltar ao menu inicial da aba Lotes.


1- Adicionar um Lote Novo
Adiciona um lote vazio ao seu mundo.

2- Clonar
Clique no lote que deseja "clonar" e a cópia do mesmo poderá ser adicionada em outro local. Semelhante a ferramenta Conta Gotas, do The Sims 2, Modo Compra.

3- Aplanar Lote
Selecione e clique em um lote para que ele seja totalmente nivelado.

4- Adequar Bordas
Ajuda a suavizar as bordas do seu lote para que não fique desreguladas.


-Interagindo com Camadas

A primeira vista, o Menu de Camadas é algo complicado e chato de se mexer. Mas na verdade, é mais uma das coisas mais simples da ferramenta. As camadas servem para organizar o seu mundo. Você pode criar várias camadas e cada uma delas separa os objetos de seu mundo. Se quizer, pode excluir a camada de árvores e todas as árvores de seu mundo serão excluídas. Vale a pena.

Para Criar uma Camada
Clique com o Botão Direito do Mouse sobre a Camada Mundial e selecione "Adicionar Camada".

Para Renomear uma Camada
Clique uma ou duas vezes sobre a sua camada, apague o nome atual, digite o novo e clique em ENTER.

NOTA: Você também pode criar Gerentes de Objetos. São como camadas dentro da sua camada. Deixam ainda mais organizado, mas o diferente é que elas são opcionais. Servem mais para organizar a sua camada de Lotes. Sendo assim, um Gerente de Objetos organiza os Lotes Residenciais e a outra, os Comunitários.

Para criar um Gerente de Objeto
Clique com o Botão Direito do Mouse sobre uma de Suas Camadas e selecione Adicionar Camada.

No Geral, todos os tipos de Camadas tem uma opção em comum: Tornar Camada Ativa. Quando selecionada em uma certa camada, esta será a atual camada ondes novos objetos adicionados por vocês serão adicionados. A Camada Ativa pode ser mudada a qualquer momento.


-Adicionando Efeitos Visuais e Geradores



Depois das montanhas, ruas, calçadas e lotes, seu mundo ainda está vazio e parado. Nesta parte do tutorial, vamos aprender sobre os Efeitos Visuais e sobre os Geradores. Desde um simples Arco-Íris até uma longa Cachoeira de Queda Alta.

ATENÇÃO: ANTES DE COMEÇAR, CRIE UMA NOVA CAMADA PARA O SEU MUNDO, OU NÃO SERÁ POSSÍVEL ADICIONAR QUALQUER EFEITO OU GERADOR! PARA ISSO, CLICA COM O BOTÃO DIREITO SOBRE A CAMADA MUNDIAL E SELECIONE "ADICIONAR CAMADA".

Para adicionarmos um Efeito, expanda a Categoria Efeitos Visuais no Menu de Metadados. Procure o efeito desejado e vá colocando os quadradinhos nos lugares que você deseja. É simples e rápido. O negócio aqui é que você só precisa ir ajustando a posição dos seus efeitos. O tutorial "Colocando seus Objetos no Mundo e os Alterando" ensina como alterar as posições.

Quanto aos Geradores de Insetos e Objetos, basta que você escolha o que quer e coloque no seu mundo. O circulo que aparece em volta deles indica o local onde aparecerão os insetos/objetos que você selecionou. Simples, não?

NOTA: Alguns efeitos e geradores não aparecem desde de que são colocados. Comigo, chegam a demorar vários dias. Mas não se preocupe. Eles aparecem sim! Basta ser paciente.

-Adicionando um Nome, Descrição e Imagem do seu Mundo


Seu mundo, assim como qualquer outra coisa, necessita ter um Nome e uma Descrição, de quebra, uma imagem mostrando sua empolgante paisagem. Para fazer tal, clique com o Botão Direito do Mouse sobre a Camada Mundial e selecione "Adicionar/Editar Descrição". Vai ser apresentando um menu bem simples, como o abaixo.



Nome
Define o Nome do seu Mundo.

Descrição
Define a Descrição do seu Mundo. NÃO FAÇA MUITO GRANDE!

Imagem
Define o ícone do seu Mundo. Deve estar em formato PNG e com 256x256.

Feitas suas alterações, clique em OK.

-Importando e Instalando seu Mundo no Jogo

Depois de tantas fases de produção e modelação, está na hora de Importar e Instalar seu Mundo no seu Jogo. Abaixo, um tutorial do Leia-me do CAW, adaptado por mim.

-Acrescente uma descrição de mundo e um ícone, clicando na camada mais acima do seu mundo e escolhendo ADICIONAR/EDITAR DESCRIÇÃO. Seu ícone deve ser um arquivo .png com 256x256 de tamanho.
-Salve seu mundo.
-No menu Arquivo, escolha SELECIONAR MUNDO PARA EXPORTAR, navegue até o arquivo de mundo que você quer exportar e escolha ABRIR. Aguarde alguns minutos.
-Entre em:

(Usuários do XP)
Meus Documentos\Electronic Arts\Exports

(Usuários do VISTA e o Seven)
Documentos\Electronic Arts\Exports


Encontre seu mundo, dê dois cliques sobre ele e aguarde até o fim da Instalação. É a mesma coisa que você faz quando Instala uma Família ou um Objeto.


-Dicas

Produzir um mundo bonito e único não é muito fácil e exige muito empenho. Se você acha que vai fazer um mundo em um único dia (como um Sim ou uma Casa) está enganado! Pelas minhas contas, pode se demorar de 1 semana até um 1 mês. Tudo vai depender do seu Tempo Livre para construir seu Mundo.

Selecionei algumas dicas que aprendi ao longo do meu envolvimento com o Create-a-World e resolvi coloca-las nesta ultima parte do Tutorial.

Criar suas Próprias Tintas de Terreno
Criar tintas de terreno para o seu mundo não é algo muito díficil. Você pode encontrar Tintas de Terreno no seu The Sims 3 ou mesmo em outros jogos. Dê uma procurada nos Diretórios de Instalação dos seu Jogos (Geralmente ficam em uma pasta chama "Textures"), quem sabe você não acha?

Outra coisa importante é você deixar a sua tintura de terreno em posição reta, pois quando você pintar, a sua Imagem irá se repetir várias vezes para ficar do tamanho que você deseja. Outro detalhe é deixar o tamanho da sua imagem em potência de dois (256x256, 1024x1024, etc...) e que seu formato seja PNG (é o formato de maior qualidade). Vale também deixar o arquivo em uma pasta bem escondidinha, para que você não exclua acidentalmente.

ATENÇÃO: NÃO CRIE DUAS TINTAS DE TERRENO COM O MESMO NOME, POIS O CAW SÓ RECONHECERÁ UM DELES!

Invista em uma Equipe
Pode parecer ser chato, mas vale muito a pena você criar uma equipe de 4 à 8 pessoas para te ajudar a criar seu mundo. Chame designers gráficos, um bom modelador, outro arquiteto/decorador e uma criadora de sims! No fim, basta juntar tudo e bater num liquitificador.

Torne sua Vizinhança Leve para Computadores Lentos
Se lembra da opção que define quantos lotes próximos serão renderizados em alta definição, no The Sims 3? Pois então, tem pessoas que jogam que ele em 1, e por isso, deixar lotes muito colados com outros não deve ser uma boa idéia. Só faça isso ser for o ultimo caso!

Divida seu Mundo em Bairros
Se você reparar bem, Sunset Valley é dividida em vários Bairros. Isso torna a cidade mais realista e organizada. Ainda mais porque seus lotes vão precisar de um Nome temporário. Não é muito díficil, basta pensar nisso com cuidado, fazer um rascunho num papel ou Bloco de Notas e vai resultar em Mundo muito mais profissional!

Use os Objetos de DEBUG
Para os que tem o Volta ao Mundo, é um boa idéia usar os objetos de DEBUG para deixar sua cidade mais movimentada. Ative os cheats Testingcheatsenabled true e BuyDebug e começe a adicionar objetos como "Cesta de Piquinique Invisivel" para que os Sims façam piquiniques. Mas ainda há outros tipos de objetos bem legais. Dê uma procurada na Categoria DEBUG do Modo Compra!

Descubra onde o Sol do seu Mundo Nasce!
Algo que sempre faço antes de iniciar a produção de meus mundos é descobrir onde o Sol Nasce. Assim, posso colocar uma montanha, como o Pão-de-Açúcar, logo na frente de onde o Sol Nasce. Fica belíssimo ver um iniciar do dia entre as montanhas. Experimente!

NOTA: Para alterar o Horário do Dia (a fim de descobrir onde o Sol Nasce) clique em Exibir>>Horário do Dia. No Menu Novo, altere a hora (de 00:00 à 23:59).

-Conclusão

Chegamos ao fim de mais um longo Tutorial. Confesso que esse Tutorial não foi nada fácil de se fazer. Me esforçei muito para deixá-lo do melhor jeito possível para que todos entendessem como Criar seus Mundos. Adoraria ver meu trabalho compensado! Para isso, crie diversos mundos e publique aqui para nós! Então...

QUE SE FAÇA
MUNDOS!


Créditos pelo Tutorial à Mim, Matheus Serafim.
Qualquer erro de explicação, comente esta postagem.

"Não seja só Sangue-Suga! Comente e Agradeça o que te ajudou!"